Continuando........consegui tirar a má impressão de Paris somente na segunda vez que fui. Dai pude curtir a cidade de verdade. Com saúde é claro!
Realmente Paris tem um astral diferente de outras cidades européias e não quero aqui entrar no mérito de discutir o humor dos parisienses. Isso é um caso a parte.
Eles podem ser um pouco mal humorados, mas sempre fui tratada com muita educação por todos e nunca tive nenhuma experiência desagradável.
Tive a oportunidade de elaborar um roteiro que chamei de TOP 10 de Paris, quando fui com meu filho mais velho (20 anos) e várias pessoas me pedem este roteiro. Por isso, resolvi postá-lo no blog para dividir com vocês.
Como ele não conhecia os pontos turísticos, precisei situá-lo historicamente, para que ele pudesse fazer a opção dos passeios que gostaria de fazer.
Uma dica que dou é que seja qual for o lugar do seu destino faça um TOP 10 seu, ou seja, pesquise em revistas, guias de turismo e internet é claro, e monte o seu próprio roteiro. Nele vc pode incluir como prioridade não só os pontos turísticos como aquele restaurante recomendado por um amigo que vale a pena conhecer. Assim, vc não corre o risco de deixar de fazer o que realmente é prioritário, sob o seu ponto de vista.

Bem, ai vai o roteiro :
DESTAQUES DE PARIS - TOP 10
1-MUSSÉ DU LOUVRE
2-MUSÉE D’ORSAY
3-TORRE EIFFEL
4-NOTRE DAME (IGREJA)
5-SACRÉ-COEUR (IGREJA)
6-SAINTE-CHAPELLE(IGREJA)
7-ARC DE TRIOMPHE
8-PANTHÉON
9-HOTEL DES INVALIDES
10-JARDIN DU LUXEMBOURG
11-JARDIN DES TUILERIES
Não deixar de ir:
Rue de Rivoli
Galerie laffaiete
Rue de Rennes
Montmarte
Champs Elysées
Passear de barco pelo Rio Sena
SUGESTÃO DE ROTEIROS TURÍSTICOS
1º. DIA
JARDIN DE LUXEMBOURG
RUE DE RENNES
PANTHÉON
SAINTE CHAPELLE
NOTRE DAME

2º.DIA
LOUVRE
JARDIN DES TULERIES
MUSSÉ D’ORSAY
LES INVALIDES
RUE DE RIVOLI
À noite:
PASSEIO PELO SENA DE BATEAU MOUCHE ]
RIVE GAUCHE

3º. DIA
TORRE EIFFEL
TROCADERO
ARCO DO TRIUNFO
CHAMPS ELISEES
À TARDE
SACRÉ COUR
MONTMARTRE
HISTÓRICO DOS MONUMENTOS

ARCO DO TRIUNFO
É o maior arco triunfal do mundo (50m de altura por 44m de largura). Foi erguido por Napoleão em 1806 para celebrar as vitórias de seus exércitos. Durante a segunda guerra, tanto os invasores alemães quanto as forças que libertaram Paris passaram sob usa estrutura. No topo há uma sala de exposições com fotos e gravuras que contam a história do monumento e um espaço de onde se avista a cidade. Entrada pela passagem subterrânea.
BASÍLICA DO SACRÉ-COEUR
Planejada pelos franceses como uma oferenda para tirar da sua memória a derrota da guerra contra a Prússia em 1870, a Basílica foi construída entre 1876 a 1914 num rebuscado estilo romano-bizantino, de acordo com o projeto de Paul Abadie. Sua cúpula central tem 83m e sua aparência exterior lembra a de um doce. No seu interior tem um dos maiores mosaicos do mundo retratando Cristo com os braços abertos. Localizada no alto da colina de Montmartre. Proporciona uma linda vista da cidade.
TORRE EIFFEL
Construída como uma atração decorativa e provisória para a Exposição Universal de 1889 e só se salvou da demolição pq como uma estrutura alta era útil para instalação de antenas de rádio. Ela tem 321m de altura e proporciona uma vista que abrange 64km à sua volta. Tem dois restaurantes o “Altitude 95” e o “Jules Verne” no primeiro e segundo níveis da torre. Tem também uma pista de patinação.
HOTEL DES INVALIDES – TÚMULO DE NAPOLEÃO
Projetado como residência e hospital para soldados franceses idosos, chegou a abrigar 4.000 pessoas, que viveram ali segundo regras militares e religiosas. Durante a revolução Francesa, uma multidão invadiu o Hotel dês Invalides e conseguiu armas suficientes para tomar de assalto a Bastilha. Em 1840 o corpo de Napoleão foi sepultado ali, após ter sido primeiramente enterrado em Santa Helena. Além do túmulo há o mussé de l’armée, repleto de armas , uniformes e equipamentos, bem como o Musée dês Plans-Reliefs, com maquetes de várias cidades e monumentos franceses.
LOUVRE
Antes o que era o maior palácio do mundo se transformou no maior museu de arte do mundo. Lá encontramos a Mona Lisa, a Vênus de Milo além da pirâmide de vidro. Fora isso, possui 400.000 obras de arte, estendendo-se por quase 800m às margens do Sena. O palácio nasceu como uma fortaleza medieval, que foi sendo ampliada ao longo dos séculos até se tornar uma luxuosa residência real. Após a Revolução Francesa foi transformado em museu e seu acervo foi aumentado por Napoleão. Hoje as coleções estão divididas em sete departamentos: antiguidades egípcias; artes e antiguidades asiáticas e islâmicas; antiguidades etruscas, gregas e romanas; pinturas;esculturas; gravuras e desenhos; e objetos de arte.
MUSEU D’ORSEY
Ocupando o interior de uma estação ferroviária neoclássica, esse museu exibe obras produzidas entre os anos 1848 e 1914, período de ascensão do Impressionismo e do Simbolismo e Romantismo. Lá encontramos telas de Monet, Cézanne, Van Gogh, Renoir e Matisse. Também estão à mostra peças de mobília, maquetes arquitetônicas, fotografias e objetos de arte decorativa.
NOTRE-DAME
Esta catedral segundo Victor Hugo é histórica e geograficamente o coração de Paris. Sua pedra fundamental foi lançada pelo Papa Alexandre III em 1163, mas sua construção só foi concluída séculos depois. Uma escada de 387 degraus que levam até o topo da torre sul oferece a chance de apreciar uma série de gárgulas fantásticas além de uma vista de 360 graus de toda cidade. Aqui nasceu a universidade parisiense mais conhecida em todo mundo, a Sorbonne.
JARDIM DAS TULHERIAS
Projetado em 1664 por André Le Nôtre, o mesmo que idealizou o de Versalhes, esse belo jardim oferece uma das melhores áreas para se caminhar em Paris, com muitas fontes e esculturas.
SAINT-CHAPELLE
Nas paredes desta pequena capela, uma das supremas realizações da Idade Média, há mais vitrais do que pedras. Nesta pequena caixa de jóias gótica são realizados concertos de música erudita ao entardecer,à luz de velas.
Bem, este roteiro é ideal para quem tem pouco tempo para curtir Paris, pois em apenas 03 dias poderá conhecer os principais pontos turísticos.
Saiba que Paris é uma cidade inesgotável e sempre deixa um gostinho de quero mais.......
Este roteiro é de tirar o fôlego!!!! Mas dá para ter uma ótima visão de PARIS. Para quem não tem tempo e está com poucos recursos, é a salvação!!! MT
ResponderExcluir