quarta-feira, 30 de setembro de 2009

INGLATERRA - LONDRES

Devo confessar que não tinha muita vontade de conhecer Londres, tinha outras capitais como prioridade na minha cabeça. Sempre achei que não iria gostar, que os ingleses eram formais e muito "nariz em pé" e pouco descontraidos. Felizmente, estava redondamente enganada. Os ingleses são muito educados sim, são alegres e animados. A viagem como sempre foi meio corrida e estruturada de acordo com o trabalho do meu marido. Ele trabalhou por dois dias em uma cidadezinha no coração da Inglaterra chamada Stafford e eu e meu filho mais velho, neste período, fomos para Edimburgo e depois voltamos para Londres. Então em função desta movimentação não tivemos muito tempo disponível e a viagem acabou ficando meio dividida.
No sábado dia 19 chegamos no final do dia em Londres e até passarmos pela imigração e chegarmos no hotel já era noite e estávamos famintos. Como as cias aéreas, sabendo que passaremos uma noite inteira viajando e chegaremos no nosso destino no outro dia à tarde, oferece somente um jantar a uma da manhã e um café da manhã as 10 horas (horário Brasil) que significa 14 horas (horário local)????alguém sabe me responder isso????só pode ser pura economia! Mas com meu estômago?É claro que só poderíamos estar famintos!Bem, desculpem o desabafo, mas quem nunca passou por uma situação dessas em vôos para Europa que atire a primeira pedra. Acho que da próxima vez vou levar uns pacotes de biscoito para eventual emergência...
Nosso hotel (clique aqui para ver o hotel) estava situado em Southwark e fomos procurar um lugar chamado Vinópolis próximo ao Bourogth Market (que aliás é uma excelente opção de almoço, com comidas típicas de várias partes do mundo e os doces nem se fala).
Encontramos Vinópolis que é um complexo de restaurantes e casas noturnas que oferecem boa comida harmonizada com excelentes vinhos. Acabamos comendo no Nando's que é uma cadeia de comida portuguesa que serve tudo marinado em um molho de Peri-Peri, que não sei muito bem o que é, mas é gostoso e apimentado. O restaurante é lindo, enorme e parece que foi construído em uma velha estação de trem de tijolos vemelhos e com o teto abobadado, coberto por cobre e nas paredes vidros que revelavam uma vista linda do rio Tamsa. Próximo a este local tem também uns restaurantes com um deck na beira do rio. Como a variedade de opções é enorme, vale a pena ir até lá.
Quando entramos no Nando's estava tocando a música poeira da Ivete Sangalo. Me senti em casa! Bem, a fome era tanta que eu e Felipe (meu filho) devoramos um frango inteiro.......mais tivesse. No dia seguinte, domingo, fomos para Camden Town e o lugar é incrível: gente doida, meio esquisita, mas eu tô legal...............
As lojas e barracas de Camden são um show a parte, roupas pretas com taxas, de renda, saias de tule, casacos de caveira, botas até os joelhos de salto plataforma, tudo meio punk, dark, sei lá o quê.
Fomos a uma loja muito legal chamada Dogcyborg com dois enormes cyborgs na porta, luz negra tudo neon e um DJ tocando o tempo todo, dava vontade de dançar dentro da loja, fiquei louca com as camisas com dizeres em Led(tudo piscando), queria comprar para meu filho que por sinal é DJ, mas ele disse que aqui no Brasil já tinha, bem, menos libas que eu gasto. Tinha umas ampolas gigantes com um líquido neon borbulhando, pena que era proibido tirar fotos ou filmar. O Felipe bem que tentou mas levou uma bronca do segurança e quase foi expulso da loja (brasileiro sempre tentando burlar as rules- regras).
Almoçamos comida italiana por lá em um shoping montado em uma velha estrebaria e fomos em direção ao Regent's park que é lindo por sinal. As flores e o paisagismo são bárbaros e como era domingo estava bem cheio. De lá fomos de metrô para London Tower e só não entramos porque já estava muito tarde e teríamos muito pouco tempo para cohecer, pois Marcelo tinha que pegar o trem para Stafford e, pra variar, já estávamos em cima da hora.
Depois que Marcelo foi embora eu e Felipe fomos para a Oxford Street para procurarmos lojas abertas. Infelizmente a Primark já estava fechada, diga-se de passagem que perdi o horário da Primark porque o Felipe não saia de dentro da loja da Apple. Esta loja é ótima e fica na Oxford Street 525. Tudo lá é baratinho (mais barato do que no Brasil) e é impossível não sair de lá cheio de sacolas. No dia seguinte acabei voltando na Primark com mais calma e realmente é uma perdição....lá se vão minhas libras. Tem roupas femininas, masculinas, infantil e lençóis e toalhas para casa. Difícil resistir!
Na segunda feira fizemos o check out no Hotel, pois iríamos no fim do dia para Edimburgo e fomos para a Oxford Street mais uma vez. Ai sim consegui entrar na Primark, H&M, Zara, Moonsoon, Top Shop, etc. O estrago na Primark foi grande e comprei umas blusas de cashmere por 4 libras e um casaco de couro para meu filho pequeno por 9 Libras. Uma bagatela!
Ah! quando a fome apertar não deixem de experimentar o tradicional fish and chips (peixe com batatas) é realmente muito gostoso. Os que são vendidos em barraquinhas principalmente. Este é da barraquinha próximo a entrada da London Tower, fica ai a dica.
Voltamos para o hotel e pegamos as malas e fomos para a estação de trem. A viagem para Edimburgo foi tranquila e a paisagem da Inglaterra para Escócia é linda: ovelhas, campos de cereal, malte, gado, o oceano......ovelhas, ovelhas, ovelhas e mais ovelhas...
Olha ai a plataforma 9 1/4 do Harry Potter, era aqui que ficava o portal, lembra?
Bem, neste ponto vou pular a Escócia, para contar um uma postagem específica, e vou voltar para a Inglaterra. Quando retornamos da Escócia encontramos com um casal de amigos portugueses( que conhecemos no cruzeiro que fizemos para o Egito) que sairam de Portugal para nos encontrar e passarmos o fim de semana juntos. Assim, marcamos um encontro no British Museum e fizemos uma visita ao museu que é bem bonito.
Finalmente pude ver os mármores de Elgin que faziam parte do frontão do Pathernon de Atenas. Aliás senti falta deles quando visitei Atenas. O mais engraçado é uma placa com a explicação oficial do motivo dos mármores estarem na Inglaterra e não na Grécia que é o lugar de direito.
Os ingleses ainda dizem que dividiram em partes iguais com os gregos. Quanta cara de pau! Quer dizer: pego o que é seu mas divido com você em partes iguais porque sou boazinha, que absurdo! Bem, deixando essa grande discussão sobre os mármores de Elgin de lado. o museu como um todo é bem interessante e organizado. Ele não é enorme como o Louvre, então dá para visitar todas as alas tranquilamente.

A impressão que tive é que se os Ingleses devolvessem as obras de arte, esculturas, objetos aos seus países de origem o museu ficaria completamente vazio, porque obra inglesa não ví nenhuma. Mas em geral é o que acontece com a maioria dos grandes museus. Acho que ainda estou implicando com os ingleses por causa dos mármores de Elgin. Saimos de lá e fomos para London Eye que tem uma vista fabulosa. O big bem e o parlamento britânico são lindos. Sem querer comparar, mas já comparando, Paris é bem mais estruturada do que Londres e há uma uniformidade nos prédios. Em Londres o velho e o novo se misturam e eu pessoalmente acho que isso tira um pouco a beleza do lugar. Outro ponto de comparação é o metrô. Em Paris a distância das estações de metrô é mínima, já em Londres elas são distantes e para pegar uma conexão de outra linha tem que andar bastante, subir e descer escada e dá uma canseira danada.

No final do dias já não sentia mais as pernas de tanto andar. Por isso sempre digo: levem sapatos e roupas velhas e confortáveis para poder andar bastante sem incômodos. Da London Eye fomos para a Picadily Circus procurar um restaurante para jantarmos. Os homens queriam comer um "bifão" com um bom vinho. Jantamos no Aberdeen Steak House que é uma ótima opção. Fiquei impressionada com o movimento da Picadily Circus tarde da noite, o lugar fervilha e é gente pra tudo quanto é lado, todas as lojas abertas. Entramos na HMV e comprei uns CD's de World Music com um preço ótimo. Meu filho é DJ e ficou louco com os discos de vinil. Voltamos mais de meia noite para o hotel. No dia seguinte encontramos com o casal amigo, em frente ao Big Ben e fomos para a Abadia de Westminster. Iniciamos a visita pela St Margaret's Church, pequena e bonita. O ingresso da Abadia dá direito ao auto guide que vale a pena ouvir( já está incluindo no valor do ticket de entrada e tenha a paciência para ouvir, pois faz toda a diferença durante a visita). A igreja é esplendorosa, linda e rica em detalhes e acabamentos. Ela tem um formato de uma cruz que denota a morte de Jesus. Ela foi fundada no século X e no século XVI foi toda reformada. Nela, desde 1066 com a coroação de Gulherme o conquistador, ela tem sido o local da coroação da monarquia Inglesa. Recebemos uma benção e fizemos uma oração. Este ritual ocorre a cada hora com um minuto de duração. Foi na Abadia que ocorreu o funeral da Lady Diana, princesa de Gales.

A Abadia de Westminster impressiona pela riqueza dos detalhes da construção e por dentro ela é muito mais bonita que a Catedral de Notre Dame de Paris (agora não podem dizer que puxo o saco da França).

Saimos de lá e fomos em direção ao St James Park visitar o Palácio de Buckingham. Fizemos uma visita guiada com audio guide pelos aposentos reais, que são luxuosos e muito bem preservados. Fica difícil imaginar que alguém more alí com tanta riqueza. Também vimos uma exposição dos presentes que a rainha ganhou dos países que fazem parte da commonwealth e é de impressionar tudo que ela ganhou.

De lá fomos para a Picadily Circus para almoçarmos, depois fomos pela Regent Street até a Oxford Street vendo as lojas. Percebi que em Londres acontece um fenômeno semelhante ao que ocorre em Nova York: a febre das compras-compras-compras.......

A variedade de lojas, de preços e de estilos é enorme e realmente aguçam a vontade de comprar. Jantamos no Garfunkel's que é uma cadeia de restaurantes que conhecemos na Escócia e que tem várias filiais em Londres e a comida é boa com um preço razoável. O salmão deles é imperdível. No sábado fomos a feira de Portobello que é cheia de antiguidades, porcelanas, pratas, cristais e comprei um bule de prata todo trabalhado lindo de morrer. Ele é perfeito para servir um bom chá inglês, que aliás já comprei vários tipos para levar, minhas amigas companheiras de chá do sábado à tarde vão adorar.

Saimos de lá correndo, pois tínhamos reserva para o ABSOLUT ICE BAR que fica em uma travessa da Oxford Street. Isso foi idéia do Felipe e nós adoramos. O bar é todo feito de gelo: os bancos, mesa, parede, teto, balcão do bar....tudo. Só é permitido ficar 45 minutos lá dentro e as 15 Libras cobradas para entrar dão direito a um drink de vodka, servido em um copo de gelo, é claro. Eles fornecem uma capa térmica com umas luvas presas por uma cordinha e só de luvas é possível segurar o copo do drink. No final estávamos com tanto frio que saímos de lá pulando feito loucos para esquentar. Rimos um bocado e valeu a pena conhecer o ice bar. O gelo usado na construção do bar vem do pólo Norte e ele é trocado a cada seis meses. O lugar é bem diferente e vale a visita apesar dos menos 5 graus que faz lá dentro, com sensação térmica de menos 10 graus.

.

O frio que passamos era tanto que não tínhamos muitas condições para raciocinar e a fome era grande, resolvemos almoçar em um restaurante perto do Ice Bar. Só que foi caro e a comida não estava boa. Demos boas risadas do Paulo (nosso amigo) fazendo os comentários do restaurante. Como sempre digo que turista tem que se ferrar, nem que seja uma vez, esta foi a ocasião, caro e ruim. Bem, faz parte. Andamos pela Regent's street (ótima para compras), passamos pelo Soho e China Town e fomos em direção a Harrolds. Tentamos ir ao museu da ciência mas já estava fechado. Devo dizer que os museus fecham por volta das 17 horas, então fique atento em sua programação a estes horários. As atrações turísticas fecham cedo. Então, seu dia tem que render bastante.

A Harrolds é linda, tomamos um chá por lá e comprei mais chá e umas lembrancinhas. O setor de luxo da loja é impressionante. Louis Vouiton, Prada, Dior, Gucci, Cartier......bem, uma infinidade de coisas que pobres mortais não podem comprar. Fora isso, a parte de decoração e objetos para casa é de enlouquecer.

Jantamos em um restaurante Italiano perto da Harrolds ,pois senti que ou comia alí mesmo ou ia direto para o hotel sem jantar colocar os pés para cima de tanto que andamos neste dia. O Felipe nos deixou e foi na Oxford Street buscar o som que ele comprou na HMV para tocar discos de vinil. Ele chegou no Hotel com uma caixa enorme. Não sei como levaremos para o Brasil.

No dia seguinte tive que acordar bem cedo para arrumar as malas, pois não consegui forças para fazer isso no dia anterior. Antes de encontrarmos com Paulo e a Manuela na London Tower, passamos pela Milenium Bridge, Globe Theatre , Tate Modern e catedral de St Paul.

Na London Tower a visita foi bem interessante e as joias da coroa são magníficas. Nunca ví tanto ouro e pedras preciosas. O cedro da rainha tem o maior diamante do mundo! Fomos na white tower e a exposição das armas de Henrique VIII. Será que eles precisavam dessa proteção toda no pinto????achei graça desta armadura.

Voltamos para o hotel para tomarmos um banho e fazer o check out. Deixamos as malas fechadas no hotel e fomos para a Picadily Circus e Oxford street para procurarmos fita tape para fechar a caixa do som do Felipe. Passei na boots ( cadeia de farmácias que vende ótimos cosméticos) e comprei uns creminhos que não sou de ferro. Fomos a Trafalgar square e ficamos impressionados que aos domingos as ruas ficam fechadas para o trânsito e eles armam roda gigante, carroussel, barracas de comida, tudo nas ruas principais. Londres é uma cidade que convida as pessoas para se divertirem nos fins de semana. Eles tem que aproveitar enquanto o clima permitir.....Em resumo, adoooramos Londres!

Uma dica importante que dou é a seguinte: sempre que fizerem uma compra perguntem se tem Tax Free, peguem a nota com o carimbo da loja e se dirijam, ANTES DE FAZER O CHECK IN, ao balcão do tax refound no aeroporto. Porque antes do check in? é simples, as vezes eles pedem para ver o que você comprou, então precisará abrir as malas para mostrar. Todo este processo é meio demorado, então recomendo que cheguem com 5 horas de antecedência no aeroporto, pois vão perder uma hora para obter a devolução do imposto. Outra dica que dou é que para simplificar a vida peçam a devolução através do cartão de crédito e não em espécie, isso simplifica todo o procedimento.

No Reino Unido é diferente da França que por exemplo estipula, se não me engano, um valor mínimo para compras de 95 Euros, em uma mesma loja em um único dia e é bem mais burocrático do que no Reino Unido. Já aconteceu de perder o tax refound da França porque o avião já estava saindo e só conseguir receber em Portugal em uma conexão, e o portugúês ainda queria ver os objetos que estavam dentro do avião. Uma loucura! Não consegui entender muito bem as regras do Tax Free do Reino Unido. O que pude perceber é que não tem um valor mínimo para compras. Por isso, recomendo que pergunte sempre se é Tax Free e peça sempre o carimbo da loja e se possível preencha o cupon no hotel, antes de ir para o aeroporto. Lá você terá que inserir os dados do seu passaporte, número do cartão de crédito que será creditado o valor em Libras, endereço, etc. Bem, devo dizer que já foi creditado no meu cartão todos os valores que solicitei de devolução do imposto. Deixei de conhecer alguns pontos turísticos de Londres por absoluta falta de tempo. Quem sabe em uma segunda vez consigo visitar todos? É sempre bom quando fica este gostinho de quero mais......

4 comentários:

  1. Que bom que vc gostou! espero que tenha gostado das dicas também. bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Elizabel, sou Letícia que trabalha no check in da TAM, lembra!? Como foi a viagem p/ Jamaica? Nossa adorei o seu blog, anotei varias dicas, Londres está no meu intinerario de agosto e estou programnando tudo desde já!!! Qlq duvida volto aqui...um bjo

    ResponderExcluir
  3. Letícia,
    que bom que vc gostou o blog. A viagem da Jamaica foi ótima e o resort realmente é muito bom, confortavel e com muitas mordomias. Os Jamaicanos são muito hospitaleiros. Miami também estava uma delicia e fez algumas comprinhas.....
    bem, se precisar de alguma ajuda específica é só falar.
    bj e bom trabalho
    Bel

    ResponderExcluir