sábado, 12 de setembro de 2009

ITÁLIA - Roma

Um fato não podemos negar: Roma é um museu a céu aberto! Do ponto de vista cultural, Roma é um lugar perfeito pois o legado romano é magnífico, e é claro, não podemos esquecer que esta cidade foi fundada em 753 a. C., por tal motivo é chamada de "cidade eterna" pois manteve seu explendor durante dois milênios.
Brasileiros na Itália, de um modo geral, se sentem "um pouco em casa", pois uma há uma certa desordem no ar, barulhenta, trânsito caótico, motoristas estressados, pessoas gesticulando e falando alto..... Os italianos adoram comer, beber, são simpáticos e é claro não podem ver uma mulher! (fiquei alguns dias andando sozinha pelas ruas de Roma e pude sentir isso na pele).Acho que nos parecemos mais com os italianos do que com os portugueses!
Bem, deixando esta questão cultural de lado, descobrir Roma pouco a pouco é fazer um verdadeiro passeio pela história.
Uma dica: em Roma você deve escolher o hotel de acordo com a localização e ficar, se possível, no centro histórico, para fazer quase tudo à pé. Não conte muito com o sistema de transporte em Roma. Os ônibus funcionam bem, mas o trânsito é travado. O metrô é um desastre, não é perfeito como o de Paris. Lembrem-se que o subsolo de Roma é um grande acervo arqueológico e os túneis que são cavados, para implantação do sistema de metrô, são frequentemente interditados pelo Patrimônio Histórico da cidade. Andar de carro também não é uma boa opção, pois só é possível circular no centro histórico com uma permissão especial e estacionar é muito dificil. Então prepare as canelas para andar bastante.
Uma opção é comprar bilhetes do "hop on hop off"que tem vários trajetos circulando pela cidade. Um passe de dois dias custa 38.85 USD e o de 24 horas custa 27.59USD. Com estes passes você pode subir e descer quantas vezes quiser por dia e estes ônibus passam na maioria dos pontos históricos. O único inconveniente é que eles tem um circuito para fazer e as vezes você tem que dar um volta enorme para chegar até o ponto de seu interesse, mas não deixa de ser uma opção para quem não aguenta andar muito. Eu comprei o passe a acabei nem usando, pois fiz tudo à pé.
Nem sei por onde começar a falar sobre Roma, mas como diz a tradição de que quem joga uma moeda na Fontana de Trevi volta um dia, vamos lá....
Uma amiga me disse que a Fontana di Trevi não era nada demais, então era isso que eu esperava. Como assim? eu achei ela simplesmente magnífica, um encanto! Gostei tanto que não queria sair de lá, pois não conseguia parar de apreciá-la!
É claro que para tirar uma simples foto vc precisa passar por uma multidão de turistas, mas vale a pena. Não deixe de jogar a moedinha para voltar a Roma, só cuidado com os vigili urbani, pois jogar moedas na fonte é proibido para não danificar o mármore. Mas como você está na Itália, que é parecida com o Brasil, parece que as pessoas não respeitam muito, pois o fundo da Fontana é cheio de moedas.
Saindo dali, você poderá seguir para a Piazza della Rotonda, onde está localizado o Pantheon, com seu enorme duomo, que significou uma verdadeira revolução em termos arquitetônicos. Seu modelo serviu de base para Brunelleschi na construção do Duomo da Santa Maria Del Fiori em Florença e a catedral de São Pedro no Vaticano. O Pantheon impressiona pela sua grandiosidade e foi construído no período greco-romano, no ano 27 a. C. e inicialmente foi utilizado como um templo de todos os deuses. Em 608 d. C. foi transformado pelo papa Bonifácio IV em uma igreja cristã dedicada a Santa Maria e a Todos-os-Santos.
Quando fui ao Pantheon estava sozinha, pois meu marido estava trabalhando, e então pude ver tudo com calma. Fiquei sentada dentro dele olhando cada detalhe e relaxando as pernas e os pés. Aproveitei para ver o mapa e me localizar para seguir para o próximo ponto turístico.
Andar sozinha pela Europa é uma sensação deliciosa e recomento a todos. Não sou uma pessoa que gosto de ficar sozinha sempre, mas ficar sozinha na Europa e descobrir por conta própria todos estes monumentos históricos, tem seu valor. Dá uma sensação de liberdade, de que o mundo está alí, inteirinho pra você descobir até onde sua absoluta vontade te levar..........se você tiver esta oportuidade não perca é uma delícia! Como meu marido sempre está trabalhando e habitualmente nos vemos à noite no jantar ,tive que aprender a me virar sozinha, muitas vezes mesmo sem falar o idioma, e acabei gostando.
Saindo do Pantheon siga a esquerda em direção a Piazza Navona. Mulheres! no caminho para a Piazza Navona tem uma loja de biju que é fantástica. Tem umas coisas diferentes e de extremo bom gosto, com um preço bom. O endereço vou ficar devendo a vocês, pois não guardei (falha minha). Mas prestem atenção nas lojas de bijuterias nesta região, com certeza vocês passarão em frente a ela.
A Piazza Navona foi criada pelo imperador Domiciano em 86 d.C para ser usada como um estádio de esportes e corridas de bigas, por isso tem um fomato ovalado. Na praça há 3 fontes e a principal é a Fontana dei Fiumi, foi nela que no filme Código de Da Vinci tentaram afogar aquele padre. Atenção para o Palazzo Pamphili onde fica a nossa embaixada com a bandeira brasileira tremulando. Ao redor da praça tem muitos restaurantes e é uma boa opção de almoço, ou apenas um café da tarde. Sugiro o Tre Scalini para um delicioso gelati italiano.
Falando em comida, o bairro Trastevere é imbatível! Tire ao menos uma noite para jantar lá. Este bairro é pitoresco e cheio de restaurantes, pizzarias e lindas vielas estreitas, seu ponto principal é a Igreja Santa Maria in Trastevere. Jantar um dia em Trastevere é um programa obrigatório.
No dia seguinte aproveitei uma carona com meu marido e cheguei bem cedo a Piazza di Spagna e sua famosa Scalinata di Spagna e aos seus pés a Fontana della Barcaccia. A escadaria liga a Igreja de Trinità dei Monti a Piazza di Spagna construída em 1726. A importância histórica desta escadaria se deve ao fato de no século 19 ser usada com ponto de encontro de modelos para pintores e atualmente ela é usada por turistas, moradores locais e casais de namorados. Como estava muito cedo o lugar estava bem vazio e a vista do alto da escadaria é magnífica, dá para ver até a Catedral de São Pedro, no Vaticano.
A rua em frente a Dontana della Barcaccia se chama Via Condoti e nela você enc0ntra as lojas de grife mais elegantes de Roma. Passei por esta rua com todo o comércio fechado, uma decepção!
O Castel Sant'Angelo ficava próximo ao meu hotel e este castelo foi construído para ser o mausoléu do imperador Adriano. Historicamente foi usado pelo imperador Aureliano e também como abrigo seguro para papas em períodos de guerra.
Reserve uma boa parte do dia para o Coliseu e o Fórum Romano. Prepare-se para a fila do Coliseu que é enorme! Para evitar isso chegue bem cedo e se for perto do verão vai enfentar um calor insuportável. Como faz calor em Roma! e o pior é que os europeus não estão preparados para o calor como nós que moramos em um país tropical.
O Coliseu foi encomendado pelo imperador Vespaisano em 72 d. C. e foi o grande anfiteatro de Roma que seidiava os comates de gladiadores e lutas usando animais selvagens. Sua capacidade era para 55 mil espectadores. Saindo do Coliseu atenção parao o Arco de Constantino (315 D. c.) que comemora a vitória do imperador em uma batalha.
o Fórum Romano era o centro da vida política, comercial e judicial de Roma Antiga. Os monumentos mais preservados, neste local, são o Arco de Tito e o Arco de Sétimo Severo. Algumas ruinas são de templos ou basílicas. Recomendo imprimir o mapa do Fórum Romano na Winkipédia, pois são muitos templos, basílicas e arcos. Assim, você pode andar e ir descobrindo os munumentos, que são muitos.
Para uma visita ao Vaticano, recomendo praticamente um dia inteiro e chegue cedo para não pegar fila no museu do Vaticano, que deve ser seu ponto de início. Este museu abriga uma das maiores coleções de arte clássica e renascentista do mundo, é lá que estão obras como o Laocoonte e o Apolo do Belvedere. Na verdade o Museu do Vaticano é um conglomerado de museus papais que revelam as coleções dos Pontífices Romanos. Uma informação básica: você vai andar muito até chegar na Capela Sisitina, situada no Palácio Apostólico, e deve seguir um dos roteiros sugeridos e indicados por cores. O tempo de duração dos roteiros varia de 90 minutos a cinco horas, tudo vai depender do seu ritmo.
Consegui tirar uma foto do Juízo Final pintado por Michelangelo na Capela Sistina e é claro que levei uma bronca do guardinha, pois fotos são proibidas, mas valeu à pena burlar o esquema de segurança!
Saindo do Museu vá para a Basílica de São Pedro e durante o percurso atenção para a guarda suíça do Vaticano, a roupa deles é linda! Ainda por cima nos faz lembrar do filme "Anjos e Demônios".
Esta Basílica levou mais de um século para ficar pronta e foi construídas sobre o túmulo de São Pedro. Nela trabalharam grandes arquitetos do barroco e renascimento romanos. Atenção para o Baldaquino feito por Bernini construído sob o Duomo de Michelângelo, que morreu antes de concluir a obra. Preste atenção nas marcas do piso que comparam a dimensão da basílica com outras igrejas situadas em todo mundo. O altar da Basílica impressiona por sua quantidade e ouro reluzente que ofusca a visão juntamente com a claridade que passa por sua abertura. Devo dizer que fiquei quase uns 10 minutos rezando e apreciando toda aquela beleza feita pelo homem em homenagem a Deus. Sua grandiosidade é imponente e nos faz sentirmos pequenos diante Dele.
A Pietà de Michelângelo está situada na primeira capela lateral à direita de quem entra.
A grandiosidade da Basílica impressiona, ela é capaz de abrigar 60 mil devotos. Ela é adornada com 140 imagens de santos, mártires e anjos.
Saindo da Basílica dedique um tempo para apreciar a Piazza São Pedro, desenhada por Bernini no século XVII. O obelisco central tem 40 metros de altura e foi doado pelo Egito no sec I d. C. e foi trazido na época do imperador Calígula e foi preciso mais de 900 homens na época para erguê-lo e ele representa o elo entre a antiguidade e a cristandade, pois diz-se que as cinzas de Cesar repousam em sua base e um pedaço da Santa Cruz está escondido em seu topo.
Nesta praça o papa celebra a Missa Pontificia rodeada por 140 estátuas de santos e mártires.
Além destes pontos turísticos recomendo o Museu e a Galleria Borghese, Palatino, Santa Maria Del Popolo, Santa Maria Magiore, Villa Farnesina e Villa Giulia. Lembre-se, neste ponto Roma tem uma grande semelhança com Paris, é uma cidade difícil de se exaurir, as atrações são muitas e há muito o que fazer. Bem, se a tradição de jogar moedinhas na Fontana Di Trevi produzir algum resultado ......voltarei a Roma para contar mais, vontade é o que não falta, apesar do trânsito caótico,do calor e dos milhares de turistas.

Um comentário:

  1. Boa dicas!!! Ainda mais para quem pretende visitar Roma me breve.Lindas fotos!!! MT

    ResponderExcluir