quarta-feira, 19 de agosto de 2009

CROÁCIA - Dubrovnik

Não imaginava que a Croácia fosse tão linda assim. Ela tem se tornado um destino predileto dos Europeus endinheirados e pouco conhecido dos brasileiros ainda. Como ainda não faz parte da União Europeia (está previsto seu ingresso em 2012) usa sua própria moeda ainda (kuna) que vale menos que o Euro. Então acaba sendo uma boa opção de férias.
A Croácia fica entre a Slovenia e a Bosnia-Herzegovina e em 1991 se tornou independente da Iugoslávia. O idioma croata é uma incognita para nós brasileiros, e para a maioria dos europeus também. Devo-lhes dizer que fiquei chocada ao ver uma placa de trânsito: eram várias consoantes com uma vogal no meio e simplesmente impronunciável!não dava pra ler ou emitir algum som daquelas consoantes juntas...........
A costa dalmática localiza-se ao sul, indo de Split até Dubrovnik com mais de 1600km de costa banhada pelo mar Adriático, com águas absolutamente cristalinas.
Seu processo de independência foi cuel e deixou marcas recentes em seu povo e, em Dubrovnik, pude ver algumas construções que foram atingidas por bombas e a preocupação mundial com o local foi grande, pois a cidade foi considerada patrimônio da humanidade na década de 60.
Quando cheguei no restaurante do navio para tomar café da manhã fiquei chocada com a imagem que vi. Um mar absolutamente azul claro, uma encosta com casas maravilhosas e uma legítima Nau passando pelo navio.
Fiquei afoita para descer e conhecer aquele lugar que parecia ser tão lindo. Pegamos um ônibus que nos levaria do navio até o centro da cidade velha (não optamos por fazer nenhuma excursão neste dia, pois é perfeitamente possível conhecer o lugar por conta própria).
Passamos por uma ponte linda, sustentada por cabos e logo chegamos a cidade. Optamos por subir no alto da muralha que circunda toda a cidade e demos a volta completa. No caminha avistamos belas praias, rochedos incríveis e até um barzinho encravado entre as pedras e as muralhas, cujos frequentadores ficavam boiando em colchões de ar em pleno mar Adriático. Inacreditável! pena que estávamos sem roupas de banho.........
A muralha vai até o alto de uma colina e já exaustos em razão do calor descobrimos uma simpática lanchonete e a água veio a calhar, assim como o sorvete de pistachio, é claro.
A vista é magnífica e tiramos muitas fotos. Depois de caminhar por toda a muralha resolvemos descer até a cidade que é toda construída em estilo medieval e tanto as construções quanto o piso das ruas são de marmore carrara. Nunca ví coisa igual, só isso já vale o passeio.
Passamos para o nosso esporte predileto: eu com as compras e Marcelo com a comida e o vinho.
Bem, as lojinhas tem vários tipos e souvenirs e compramos de cara duas camisas da seleção croata para nossos filhos. Além disso, fiquei encantada com as bolsas de couro de altíssima qualidade. Não resisti e comprei duas bolsas lindas. Embora a moeda seja Kuna a maioria das lojas já convertem o preço para Euro, então comprar não é problema.
As gravatas croatas são famosas no mundo todo por sua qualidade e no resto da Europa tem o preço bem acima dos praticados na Croácia, então vale a pena comprar.
Visitamos um monastério e um museu em homenagem aos soldados mortos na guerra.
Depois voltamos para a cidade e ficamos descobrindo dos becos e ruelas encantadoras, tudo em mármore carrara.

18 comentários:

  1. Como é linda a Croácia!!! Não se tem idéia de que seja assim!!! MT

    ResponderExcluir
  2. adorei ver relato de quem ja esteve lá ;obrigada ; valeu mesmo!Marly

    ResponderExcluir
  3. Marly,
    seja bem vinda e que bom que gostou da postagem sobre a Croácia.
    beijos
    Bel

    ResponderExcluir
  4. Espero poder contar com sua ajuda. grata Marly

    ResponderExcluir
  5. fique tranquila que te ajudarei no que puder. Que tipo de roteiro vc está pensando em fazer?

    ResponderExcluir
  6. o que podemos fazer em dubronik em um dia apenas, pois estaremos fazendo um Cruzeiro e o tempo é pouco; se andamos de taxi, de ônibus, trem, , engim o que é mais barato e rápido. Qto ao dinheiro, se o Euro é aceito, e quaal a equivalência, se o custo de vida é alto, e se podemos comer algo especial deles lá.
    Um obrigada e Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga mais nova!
    Na verdade estamos indo para Paris e de lá pegaremos um vôo para Veneza para fazermos um cruzeiro com o Summit e ele ficará apenas um di em Dubronik, e como nada há ainda sobre a Croácia e menos ainda sobre este lugar, gostariámos de saber o que se dá para fazer em um dia, e o que ver preferencilamente visto o tempo ser muito curto. Sobre moeda , se podemos usar euro, se devemos comer algo lá, ou o que há de interessante para se ver em tão pouco tempo. Se tomamos taxi ou outro meio de transporte. enfim , poder aproveitar o máximo em plouco tempo, pois pretendemos depois fazermos um passeio mais demorado pela Croácia e outros países.
    Agradeço -lhe mais uma vez pelas dicas e ajuda.
    Beijos
    Marly

    ResponderExcluir
  8. OLá, Sou eu novamente; desculpe-me , mas não sei se chegou meu comentário e meu pedido. Marly

    ResponderExcluir
  9. Marly,
    um dia é mais do que suficiente para conhecer Dubrovnik. Preocupe-se apenas em ir do porto até o centro da cidade. Normalmente os navios oferecem este tranporte que a deixará no portal de entrada do centro histórico. NÃO COMPRE NENHUM TOUR OFERECIDO PELO NAVIO PARE ESTE LOCAL, NÃO GASTE DINHEIRO À TOA. De lá vc seguirá à pé sem maiores problemas. A moeda deles é Kuna e não se preocupe em comprar esta moeda, pois o Euro é bem aceito e em TODAS as lojas do centro histórico eles tem dois preços, em Kuna e em Euro. Fora isso pode pagar em cartão de crédito. Quanto a comida típica infelizmente só comi uma pizza para tapear a fome, pois tinha a refeição de graça no navio, no retorno (para poder viajar sempre temos que fazer economia em algumas coisinhas....). Infelizmente não tive a oportunidade de experimentar a culinária local. Recomendo vc fazer o passeio pelo alto da muralha toda, a vista é incrível. Depois vc desce uma escadinha e chega ao centro histórico, ai poderá fazer suas compras, visitar igrejas, monastérios, museu, etc.
    Parece coincidência, mas uma amiga me ligou hoje dizendo que estaria embarcando à noite para fazer o mesmo cruzeiro que fiz, passando inclusive pela Croácia........que saudades!!!
    Espero que façam uma Bel@viagem!
    se pintar mais alguma dúvida é só dizer.
    ah uma dica! coloque roupa de banho por baixo, pois as praias são convidativas e faz bastante calor na maior parte do ano. Se der tempo para um mergulho....melhor........
    bjs
    Bel

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite amiga!
    o QUE PODEREMOS VER EM Athens (Piraeus) Greece onde teremos 12horas para passear e conhecer um pouco?.
    Também teremos dois dias em Ephesus (Kisadasi,Turkey . Você poderia me dizer algo? agradeço muito por ter me ajudado
    Um beijo enorme..Marly (marlyka81@gmail.com)

    ResponderExcluir
  11. OI MINHA AMIGA MAIS NOVA!
    Preciso novamente de sua ajuda com Athens (Piraeus) Greece e Ephesus (kusadasi) Turkey; Minha agência não me mandou nada , tudo o que me enviar será de muito valor mesmo. Beijos e Obrigada mesmo

    ResponderExcluir
  12. Marly,
    mandei um e-mail para vc com todas as dicas de Atenas, Kussadassi e Ephesus mas o e-mail retornou. Estou com receio de vc já ter embarcado. Caso tenha recebido me avise. Um abraço
    Bel

    ResponderExcluir
  13. Ola, gostei muito do seu post sobre a Croacia! Belas fotos tb!! Estou morando aqui na Croacia e estou comecando um blog para falar sobre aqui. Se puder, faca um visitinha ao blog: http://madhumita2.wordpress.com/

    *Desculpe a falta de acentuacao, estou com o teclado sem configuracao para portugues.
    Um abracao,
    Marina

    ResponderExcluir
  14. http://www.youtube.com/results?search_query=tudo+%C3%A9+do+pai+agnaldo+freire&aq=f

    ResponderExcluir
  15. A Croácia é um país belíssimo, espero um dia poder evangelizar na Crácia, através da música sacra. Agnaldo Freire.
    Confira o LINK abaixo:

    http://www.youtube.com/results?search_query=tudo+%C3%A9+do+pai+agnaldo+freire&aq=f

    ResponderExcluir