sexta-feira, 14 de agosto de 2009

FRANÇA - Um passeio pelo Vale do Loire

A melhor dica que tenho para dar sobre o passeio ao Vale do Loire é a seguinte: vá somente se tiver tempo e se já tiver ido a Versalhes! O motivo é simples: se você tem curiosidade em conhecer algum castelo começe pelo maior, melhor e mais luxuoso castelo da França e deixe o Vale do Loire para uma outra oportunidade.
Agora se já conhece Versalhes e tem tempo sobrando, o Vale do Loire é uma excelente opção de passeio nos arredores de Paris.
O Vale do Loire fica a uns 180 km de Paris e quando visitei os castelos, pra variar, usei os serviços da cityrama em um tour de um dia, visitando os castelos de Chenonceau, Cheverny e Chambord. O tour custa 148 Euros saindo de Paris às 7:15am com retorno às 8:00pm. Na época em que fiz o passeio o almoço estava incluído, mas acho que agora será por sua conta ( é a informação que consta no site).
Você ainda tem a opção de ir de trem de Paris (saindo da gare Austerlitz) até Blois ou Tours , chegando lá ,melhor dica é alugar um carro para visitar os castelos, os taxis são meio caros e não vale a pena. Nesta opção, provavelmente terá que dormir em um hotel da região, com garagem.
Os castelos são bem mais simples que Versalhes, é claro, mas o passeio convida você a se sentir vivendo na Renascença ou mesmo na Idade Média. Fica fácil imaginar como viviam naquela época, sem contar com os deslumbrantes jardins e arquitetura imponente. A região dos castelos era a favorita entre os reis e a aristocracia francesa, desde a Idade Média.
Normalmente os castelos são ornamentados com arranjos de flores belíssimos e, muitas são colhidas no quintal do castelo, onde são plantadas.
Alguns castelos tem lanchonete ou cafeteria e ainda loja de lembrancinhas. Em alguns deles você pode até fazer uma degustação dos vinhos produzidos na região.
O castelo de Chenonceau é renascentista e conhecido como o "castelo das sete damas", pois foi habitado por sete damas de personalidade forte, sendo que duas delas foram rainhas da França. Diana de Poitiers (amante de Henrique II) e Catarina de Medicis (esposa de Henrique II) habitaram o castelo e cada uma construiu um jardim diferente. Após a morte de Henrique II, em 1559, sua viuva, a regente Catarina de Médicis, expulsou a Diana da propriedade, passando a ser o castelo sua residência favorita. Catarina organizava belíssimas festas e uma delas teve uma grande queima de fogos (a primeira em toda França) para celebrar a coroação de seu filho, Francisco II.
Já o castelo de Cheverny, de estilo clássico homogêneo, é pequeno mas a decoração é explêndida. Ele foi aberto ao público em 1914 e é habitado até hoje pela família Hurault. Nele há uma matilha de cães usados, juntamente com os cavalos, para os eventos de caça organizados pelo castelo.
O castelo de Chambord foi habitado por Francisco I e é considerado o mais bonito da região, nele você poderá conhecer a "escadaria dupla-hélice", projetada por Leonardo da Vinci. Nela o guia geralmente faz até uma brincadeira, dividindo o grupo entre mulheres e homens, cada uma subindo por um lado da escada, mas nunca se encontram até chegar ao final da escadaria, conseguem apenas "flertar" através das janelas da escada. Se estiver acompanhado suba cada um de um lado diferente para sentir o efeito da construção.

3 comentários:

  1. Valeu a dica sobre só ir ao Vale do Loire se estivermos com tempo de sobra. E depois de termos ido a Versalles. Quem ainda não conhece Paris, fica na dúvida do que priorizar , uma vez que o tempo e a grana são curtas. Ver castelos é sempre encantador!!! MTKalil

    ResponderExcluir
  2. Theresa, obrigada pelo seu comentário e espero que curtam tanto Paris quanto eu curto.
    Conte sempre com minha ajuda

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal,
    Fiz um passeio no Vale de Loire por uma semana...realmente tem que ter tempo, apesar das cidades serem muito próximas os castelos são grandiosos e seus jardins também e conhecê-los leva tempo, sem dúvida é um passeio maravilhoso e vale muito a pena...uma dica: hospede-se em um castelo hotel, para se sentir uma verdadeira rainha, não tem nada de mais romantico e lindo...Beijos

    ResponderExcluir