quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Vale a pena fazer um cruzeiro pelo Mediterrâneo?

O primeiro cruzeiro que fiz no exterior foi pelo Mediterrâneo, num roteiro de 7 dias, partindo de Veneza. O trajeto incluia duas ilhas na Grécia( Corfú e Santorini), Turquia (Kussadassi e Éfesos) e Croácia (Dubrovnik) na chamada costa dalmática, que é linda de morrer!
Fomos pela Royal Caribean e o navio foi o "splendour of the seas"que tem como característica propciar um tratamento mais individualizado e personalizado aos seus passageiros, o que de fato aconteceu.
A opção por um cruzeiro elimina alguns dissabores habituais. Como literalmente, em um cruzeiro, "levamos nossa casa nas costas" tudo acaba ficando mais fácil. Você tem conforto, exclente comida, uma programação boa de lazer a bordo e não passa pelo incômodo de abre-mala, fecha-mala, pega transfer até hotel, faz check-in, faz check-out..........uma verdadeira loucura.
No navio, quando vc acorda, já está em outro país e, ainda tem a opção de fazer algum tour já programado pelo cruzeiro ou ficar por conta própria (algumas vezes vale a pena).
O preço é relativamente barato, se você for colocar na ponta do lápis a despesa com alimentação e estadia (isso sem contar com o meio de transporte até os paises que serão visitados) . Concluirá que o preço é bem em conta.
Como desvantagem aponto para o fato de você só passar em média um dia em cada cidade/país. Então, quem quer conhecer mais aprofundadamente esta não é a melhor opção.
Tinha receio de ficar entediada dentro do navio, tendo em vista que, em alguns dias intercalados, o navio passa navegando, entretanto, a conclusão a que cheguei é que estes dias al mare são providenciais, pois quando o navio atraca, normalmente pela manhã, saimos do navio e só voltamos no final do dia mortos de cansado, então navegar no dia seguinte curtindo todo o conforto que o navio oferece é uma maravilha.
As compras no navio são um "caso" à parte!
Eles são espertos e oferecem um bazar com produtos típicos do país que você passou o dia, então é a oportunidade que tem para adquirir aquele produto típico que viu e deixou de comprar. Fora isso, eles sempre colocam produtos diferentes em promoção, isso estimula a curiosidade dos passageiros (mulheres especificamente) em dar uma "passadinha" nas lojas TODOS OS DIAS ,para dar uma espiadinha.
A arrumação da cabine é perfeita e as toalhas são trocadas sempre que usadas e, não importa quantas vezes ao dia, seu camareiro sempre estará lá para trocá-las. Fora isso, ele arruma a cama para o hóspede dormir, tira as almofadas, a colcha, abasteçe o balde de gelo, coloca o pijama ou camisola em cima da cama e põe os famosos bichinos feitos de toalha enfeitando o quarto. Com isso o passageiro se sente bem tratado, valendo a pena a mordomia.
A comida é bem variada, com opções a la carte ou buffet, a noite o cardápio é sempre mais elaborado e os pratos usam ingredientes de primeira categoria, não faltam camarões, lagostas e vieiras (minhas preferidas). O problema é a balança, a solução é dar uma chegadinha até a academia para queimar as calorias extras.
Costumo dizer que, fazer um cruzeiro passando por vários países é como se vc experimentasse um menu degustação, ou seja, o que vem em cada porção não é suficiente pra matar sua fome, mas dá pra você ter uma noção geral da gastronomia apresentada e quando voltar sabe exatamente o que pedir. Assim acontece com o cruzeiro, no final sabe exatamente onde voltar, para ver com mais calma.
Este ano, passei um mês na Europa (março/abril) e inclui no roteiro um cruzeiro de 12 dias pelo Mediterrâneo e desta vez fomos até o Egito e posso dizer que valeu e vale a pena. Mas esta história vou contar com calma...........

5 comentários:

  1. Sempre que vou organizar uma viagem, recorro a minha "amiga viajante" Bel. Este blog está muito elucidativo e organizado, exatamente como são as viagens que ela organiza.Só ela mesmo para descobrir lugares, opções de hospedagem e passeios que nos facilitam bastante a vida fora de nosso país. As dicas sobre viajar através de um cruzeiro são a pura verdade. Digo isso porque já fizemos um juntas.... Maria Theresa Kalil

    ResponderExcluir
  2. Fomos ao Caribe juntas e foi muito legal e a bagnça do "grupo" foi grande......nos divertimos a valer!

    ResponderExcluir
  3. Queria saber se as horas que os cruzeiros oferecem em Santorini(em torno de 4 horas) são suficientes parase conhecer a ilha , pelo menos superficialmente, ou é um engodo e não se conhece nada.]
    obrigado
    Spurgeon Barros
    Resende,RJ

    ResponderExcluir
  4. Dizer que em 4 horas vai conhecer Santorini é claro que é um exagero. Mas dá pra vc ter uma idéia do local. Quando estive lá fiz a opção de um passeio pelo volcano que durou umas duas horas e depois fiquei na vila de Santorini, andando por lá no tempo restante. O navio dá várias opções de passeio incluindo OIA. Então tudo vai depender da sua escolha. Não acho que seja um engodo se vc estiver ciente que não vai conhecer tudo é como sempre digo, de navio vc terá um "aperitivo" do local. Pela minha experiência de viagem, sempre saio dos lugares com a impressão de que faltou muito para conhecer. Acabei de ficar 10 dias no Reino Unido e é claro que este tempo não foi suficiente, aliás nunca é. Então não vamos culpar o cruzeiro por isso....
    obrigada pela sua participação e um abraço
    Bel

    ResponderExcluir
  5. bel meu nome é adriana e vou fazer a minha primeira viagem internacional em outubro. Vou fazer um cruzeiro pelo mediterraneo oriental pela costa cruzeiro. O roteiro é Itália, Grecia, Turquia israel e Egito saindo da Italia. Moro no Brasil e vamos para a italia de avião. Que dicas vc me da? que roupas devo levar? O que é vantajoso comprar?

    ResponderExcluir