sexta-feira, 14 de agosto de 2009

RIVIERA FRANCESA - De Paris ao Sul da França até Mônaco

Este ano passei um mês na Europa e, fiz questão de incluir no meu roteiro duas regiões da França que sempre quis conhecer: a Provence e a Riviera Francesa. E assim, eu e meu companheiro de aventuras, meu marido, alugamos um carro e saimos de Paris rumo ao Sul da França. Devo dizer que estou chegando a conclusão que o melhor da França não é Paris. Você pode imaginar algo melhor que Paris? Então vá ao Sul da França!
No dia anterior, fui ao Monoprix (que é uma espécie de Lojas Americanas) em Paris, e preparei um piquenique, pois queria por que queria estender uma toalha a beira dos campos de lavanda da Provence e tomar um bom vinho acompanhado de excelentes queijos franceses. Assim, comprei um pour pourri de queijos francese, umas garrafas de vinho, uns snacks e uns morangos enormes. Comprei até a toalha pra forrar os tais "campos de lavanda" e tacinha de acrílico para o vinho.
Conseguimos sair bem de Paris e meu marido está ficando fera em dirigir por lá. Cerca de 80 km de Paris ví uma placa indicando a entrada para o castelo de Fontainebleu, resolvemos entrar para conhecer.
Passamos pela floresta de Fonainebleu que era usada para caça e logo chegamos na pequena cidade onde se situa o Chateau. Ele é menor do que Versailhes e foi sendo modificado ao longo da história por cada governante que passou por ele. Nele, podemos visitar a "sala da abdicação" de Napoleão, na qual foi assinado o tratado de Fontainebleu com a sua renúncia, antes do exílio.
Após a visita seguimos viagem rumo a Aix-En-Provence, pois tínhamos reserva para dormir lá e ainda tinha muitos quilômetros pela frente.
Acontece que nosso espírito aventureiro não nos deixou seguir em frente por muito tempo e, mais uma vez, uma placa nos tirou do nosso roteiro: foi a "Route des grands crus" dos vinhos da Borgonha!
Entramos em direção a cidade de Beune, com seus telhados típicos policromáticos de telhas da Borgonha, que serve desde o século XVI como entreposto para negociação de toda a safra dos vinhedos da região. Fomos até a vinícola de Savigny fazer uma degustação de um excelente vinho da Borgonha. Imagine que a vinícola fica instalada em um castelo e o dono tem uma coleção de aviões de caça, tem mais de 30 aviões no pátio do castelo! Neste momento o meu sonho do piquenique já estava indo por terra abaixo, pois estava chuviscando e pela hora, não chegaríamos tão cedo aos campos de lavanda da Provence. Bem o piquenique acabou acontecendo dentro do carro e ai vi
rou uma "farofada".
Só conseguimos chegar em Aix-En-Provence tarde da noite e tivemos um pouco de dificuldade para encontrar o hotel, também pudera, nos hospedaríamos em um verdadeiro Chateau provençal que fica um pouco afastado da cidade. O nome do hotel é Chateau de la Pioline, um quatro estrelas situado no coração da provença e valeu cada centavo da diária, pois o charme de dormir em um verdadeiro castelo provençal compensa o investimento.
No dia seguinte curtimos um pouco o hotel na parte da manhã, passeando por sua floresta e jardins e seguimos viagem em direção a Riviera Francesa. Antes passamos pela Cours de Mirabeau, principal rua de Aix-en-Provence, que é um charme. Foi uma pena não ter tido tempo para conhecer bem a Provence, mas voltaremos lá com certeza.
Dormimos em Marselha e no dia seguinte pegamos uma das Corniches ( o nome significa "penedos" e assim são chamadas as 3 estradas que acompanham o Mediterrâneo, a Grande, a Mouenne e a Inférieure- a mais próxima do mar) em direção a Nice, Saint-Tropez, Cannes, etc. A primeira cidade após Marselha é Cassis e, enquanto esperava meu marido comprar o bilhete do estacionamento, entrei em uma lojinha e vi alguns postais lindos, com um lugar incrível e fiquei curiosa em saber onde ficava. Comecei a conversar com o dono da loja e contamos a ele que estávamos indo em direção a Saint-Tropez.
Ele nos disse que Saint Tropez era um lugar para turismo e que o lugar mais bonito da França ficava ali em Cassis: AS CALANQUES! apontou para o postal que estava na minha mão. Perguntei como poderíamos ir àquele lugar e ele nos deu uma dica para irmos de barco até elas.
Assim, fomos para a marina da cidade e conseguimos comprar um passeio no último barco do dia, para visitar 3 calanques (são quase 25 calanques entre Marseilhe e Cassis). Há opções de passeios para visitar 3,5 ou 8 calanques. As calanques são leitos de rios secos que desaguavam no mar e hoje em dia são banhados pelo oceano e, verdadeiras trilhas aquáticas são formadas, algumas delas tem uma praia de areias brancas no final e outras servem de "esconderijo" para os barcos tendo em vista suas águas calmas.
Devo lhes confessar que chorei ao ver tanta beleza natural! E só pude dizer ao meu marido: se o paraíso existe ele fica aqui neste lugar!Não podia imaginar que existisse um lugar assim, e mais, como este lugar não era divulgado em revistas de turismo em todo o mundo? todas as pessoas deveriam conhecer este lugar.
Nunca tinha ouvido falar em calanques e acabei descobrindo por acaso. Olha que habitualmente faço pesquisa sobre cada lugar que visitarei, e nem assim descobri as Calanques com antecedência. É possível ainda conhece-las à pé, mas a caminhada demora por volta de duas horas.
Alguns lugares e coisas que fiz marcaram minha vida. Posso enumerar algumas coisas que indico a todos que tenham a possibilidade de fazer. Aqui vai minha "listinha", no melhor estilo 1001 lugares para conhecer antes de morrer:
1- Visitar o monumento de Alhambra (em Cordoba) no sul da Espanha (na rota do califado) é um espetáculo!
2- Alugar uma moto em qualquer ilha grega para rodar, até não poder mais (fizemos isso em Rhodes e foi uma delícia);
3- Dormir em um castelo na Porvence;
4- Conhecer Paleokastritsa, na ilha de Corfú (entre o mar Jônico e Egeu), na Grécia;
5-Em Veneza, comprar cerejas enormes e doces na feira de Rialto e sair comendo pela cidade e apreciando os monumentos (sem jogar os caroços no chão, é claro);
6- conhecer as Calanques da Côte D'Azur;
7- Passear pelas muralhas e a cidade de Dubrovnik na Croácia, uma cidade toda construída em marmore carrara.
8- Conhecer a ilha de Malta.
Bom, voltando ao roteiro inicial.......de Cassis seguimos costeando o litoral e passamos por La Seyene, Toulon, Hyères, Cavalaire-sur-Mer até chegarmos a St-Tropez, lugar da nossa pernoite.
Como chegamos bem tarde, resolvemos jantar no próprio hotel para aguentarmos o roteiro do dia seguinte.
Pela manhã fomos conhecer a vila de Saint-Tropez que é bem interessante e tem cada loja magnifica. Dá vontade de comprar tudo! Mas a grana é curta, ainda mais em Euro. Bem, consegui comprar umas coisinhas, um vestidinho e, imaginem, tem uma loja linda e colorida das havaianas (brasileiríssimas).
As mulheres que circulam pela vila se vestem de modo impecável, todas muito elegantes e como disse meu marido "cheirando a dinheiro".
A cor do mar é um caso a parte e realmente não sei porque os franceses deixam a Riviera Francesa para irem a Grécia, a não ser pelo fato da superlotação do verão. Fora isso, os barcos, os iates são um show a parte.
Saint-Tropez pode ser um lugar para turistas, mas que é bom é. Não sei no verão como funciona, pois fomos em abril e tudo estava bem tranquilo. Mas dizem que as corniches engarrafam completamente no verão e tudo fica muito cheio
O trajeto de carro, pelo litoral, costeando o mar mediterrâneo, já compensa o passeio e assim fomos seguindo caminho em direção a Cannes (onde almoçamos) e Nice. Alguns pontos da estrada tem parada obrigatória para observar a paisagem e, cada cantinho tem uma pequena praia de águas cristalinas. Aos poucos as rochas brancas calcárias vão cedendo espaço para as montanhas mais avermelhadas. Em alguns pontos podemos avistar o mar, a floresta e ao fundo uma montanha com neve! foi demais!
Com tantas paradas acabamos chegando a Mônaco já no final da tarde e só conseguimos visitar o Palais du Prince por fora, assim como a catedral branca onde fica o túmulo da princesa Grace. Passamos pelo porto de La Condamine, uma grande marina com iates admiráveis. Ainda tentamos ir ao Jardim Exotique, mas também estava fechado, mas valeu a tentativa pela vista que se tem de todo o principado. Com tudo fechado só nos restou um excelente jantar em um charmoso restaurante na orla. Voltamos para Marseilhe, por uma rodovia expressa em razão do adiantado da hora, para lá pernoitar.
No dia seguinte fomos visitar a catedral de Notre Dame de la Garde de Marselha que além de ser linda, tem uma incrível vista de toda a cidade. Saimos de Marselha em direção a Cap D´Agde (cidade de nudismo, aposto que você nunca ouviu falar nisso, mas é verdade), Carcassone (a cidade mais medieval da Europa) e Barcelona (já na Espanha). Mas sobre este assunto vou abrir um tópico à parte. Sei que você ficou curioso com a tal cidade de nudismo..............

24 comentários:

  1. As viagens planejadas são ótimas pois podemos otimizar bem nosso tempo e $$$$. Mas os imprevistos, o que vamos encontrando pelo caminho , as descobertas, as supresas são o que jamais esqueceremos.A idéia do piquenique e a ida ao Monoprix foram ótimas dicas mas acabou sendo melhor visitar mais lugares do que parar para comer nos campos de lavanda, não acha?E é sempre bom levarmos um lanchinho no carro. Foi uma viagem cheia de aventuras bem sucedidas!!! E que lindo Chateau de la Pioline!!! Valeu a dica.MTKalil

    ResponderExcluir
  2. Realmente o inesperado e o que não está planejado as vezes acaba saindo melhor do que está programado! por isso em uma viagem sempre recomendo deixar um tempinho para este tipo de coisa ou então flexibilizar o roteiro para permitir novas descobertas. Sobre este aspecto os "pacotes" com roteiros fechados não permitem este tipo de coisa, além de impor horários e passeios que nem sempre nos interessam.....
    A Hospedagem em um Chateau na Provence eu recomendo muito!
    aguardo seus próximos comentários
    bjs
    bel

    ResponderExcluir
  3. Elizabel eu achei seu blog fazendo uma pesquisa no google "roteiro riviera francesa". Fomos no ano passado a Nice e Monaco e ficamos encantados. Estamos querendo fazer a costa da Riviera Francesa de carro no ano que vem! Adorei seu blog e me deu mais vontade ainda de fazer! Luciana

    ResponderExcluir
  4. Luciana,
    que bom que vc gostou do blog! espero que tenha sido útil a vc. A RIviera Francesa é um encanto e não deixe de conhecer as calanques em Cassis (isso é obrigatório), são lindas!
    Se for de carro escolha a corniche (estrada) mais próxima do mar na ida e volte pela mais alta e a vista será outra completamente diferente.
    Se der vá também a Carcassone é a cidade mais medieval da Europa, muito bem preservada. Bem,se precisar de mais dicas é só pedir.
    e obrigada pela visita
    Bel

    ResponderExcluir
  5. PARABENS!!
    Lindo blog, eu estava procurando sobre destinos para lua de mel na Franca e encontrei essas dicas maravilhosas...
    O que vc acha do roteiro PAris-vale do luar-cote d'azur ?

    ResponderExcluir
  6. Acho uma ótima opção, mas vai depender de quantos dias terá para fazer este roteiro. Acho que vale do Loire dá para fazer em um dia usando uma agência de turismo local, é mais do que suficiente. Já a Riviera Francesa deve ser vista com calma, então se puder e quiser alugue um carro para rodar com maior liberdade. Se precisar de mais dicas é só falar e faça uma bel@viagem.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Adorei o blog!

    Qtas horas se faz a viagem de Paris à Riviera?


    Beijinhos


    Eneida

    ResponderExcluir
  8. Eneida,
    de Paris a Marseille são aproximadamente 880km. Pela distância acho que vale a pena dormir em alguma cidadezinha da Provence e no dia seguinte seguir viagem para o litoral.Assim, vc conhece uma região encantadora da França. Eu escolhi dormir em um castelo em Aix-en-Provence e foi uma delícia e no dia seguinte seguimos para Marseille, Cassis, Nice e dormimos em Saint-Tropez. No outro dia seguimos para Mônaco, ou seja, fomos parando e apreciando a viagem...
    Posso te dizer que foi inesquecível!
    espero ter ajudado
    Bj
    Bel

    ResponderExcluir
  9. Obrigada!


    Ajudou bastante. Pretendo ficar 15 dias com o meu marido e acho que vou fazer este passeio.

    Beijinhos

    Eneida

    ResponderExcluir
  10. Bel, boa noite.

    Em maio farei uma viagem de 20 dias pela Europa. Estarei subindo a Espanha de carro, entrando no sul da Franca e seguindo até Paris. Terei 06 dias para percorrer do sul da França até Paris. Gostaria de uma viagem bem romantica.

    Adoro conhecer os costumes, gastronomia e claro, um bom vinho.

    Gostaria de conhecer algumas cidades. O que voce me aconselha? Acho interessante viajar até uns 200 kilometros por dia, assim posso aproveitar mais os locais. MInhs preferencias sao os vilarejos.

    Muito obrigada

    ale
    alerubim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. ale,
    Uma viagem desta não tem como não ser romântica! Não deixe de ir a Carasone que é linda. Só acho que 200km por dia é muito pouco dependendo dos lugares que vc vai querer parar. Faça reserva em hoteis em pontos estratégicos que desperte mais o seu interesse.
    Quanto aos vinhos a região é perfeita para isso. Tente fazer a rota D'Ouro dos vinhos da borgonha que vale muito a pena. Não deixe de tomar o cheteneuf du pape em Avignon é claro.
    Comprei um livro que fala só dos vinhos da França e suas rotas, se quiser posso ver algo ais específico pra vc. Se der vá a Beune que é uma cidade histórica de comercialização das safras de vinho.
    Romantismo, gastronomia, cultura, costumes e um bom vinho é tudo que um ser humano merece ter nesta vida, não é mesmo?
    temos o gosto bem parecido.
    Estou a sua disposição para qualquer ajuda que precisar.
    um abraço
    Bel

    ResponderExcluir
  12. Bel, muito boas as dicas!
    Em qts dias vcs fizeram o persurso descrito?

    ResponderExcluir
  13. 26/08/2010
    Gostei muito do seu blog, estamos indo em final de agosto para a Provence e Riviera, vou aproveitar as sugestões

    ResponderExcluir
  14. que bom que vc gostou!
    espero que aproveitem bem a viagem pq pra mim foi inesquecível.
    Em breve terei novidades do Leste Europeu. Irei em Agosto.
    desejo a vcs uma bel@viagem
    bj
    bel

    ResponderExcluir
  15. Olá Bel

    Estamos planejando a nossa viagem ao Vale do Loire, Provence e Côte D'Azur... gostamos muito do seu registro. Gostaríamos de saber o nome do livro que vc falou sobre a rota dos vinhos da borgonha. Agradeço a sua gentileza.

    Ps: O nome da cidade não seria "Beaune" ao invés de Beune?

    Um grande abraço
    Joao

    ResponderExcluir
  16. Oi Bel, adorei seu blog. Vou para Nice, de Paris (de avião) e quero correr a Riviera Francesa de carro. Que roteiro vc indica saindo de Nice? Teremos quatro dias por lá, é o suficiente? Como alugamos carro em Nice, vc tem alguma indicação?

    ResponderExcluir
  17. Sugiro vc passear pela riviera francesa. Vc pode ir de Nice a Mônaco e depois voltar, ira até Cassis e fazer o passeio para conhecer as calanques, que são incríveis, e se der tempo ir até Carcasonne que fica próximo ao litoral. Alugue um carro em Nice, vc pode usar a Hertz, Unidas...qualquer uma dessas locadoras. Faça uma cotação de preços pela internet. Pode pegar o carro no aeroporto de Nice. Todo aquele litoral é lindo e com certeza vai gostar do passeio.
    Bem, espero ter ajudado e desejo a vc uma belaviagem!
    Bel

    ResponderExcluir
  18. Obrigada querida, com certeza será uma viagem inesquecível...Daqui pra lá, se tiver mais alguma dúvida postarei por aqui!!!
    Luciana

    ResponderExcluir
  19. Oi Bela, muito bom seu blog. Meu marido e eu vamos no final de maio para o sul da frança. Chegaremos por Nice. Queremos fazer a Riveira Francesa e Provance. Temos 9 dias. O que vc nos sugere?
    Malu

    ResponderExcluir
  20. Malu, 9 dias é suficiente para fazer a riviera com calma. Recomendo uma visita a Cassis e suas lindas calanques, isso é imperdível. Se der tempo vá também a Carcassone que é incrível. Se puderem fazer o roteiro de carro é bem melhor, pois terão mais liberdade.
    No mais é curtir, com muito vinho de excelente qualidade, cada pedacinho do passeio.
    Desejo uma bel@viagem a vcs
    Bel

    ResponderExcluir
  21. Oi, Seu Blog é maravilhoso. Queria umas dicas. Vou para Paris no dia 25 de Maio e no dia 28 estarei alugando um carro para ir para Riveira Francesa. Quanto tempo de viagem de carro ? Para não fazer a viagem em um dia só, aonde você recomenda que eu durma ? Quais sao os pontos imperdiveis que tenho que visitar ao longo desse caminho ?
    Depois de conhecer a Regiao da Riveira Francesa... penso em continuar a viagem, mas nao sei se vou para os Lados de Barcelona ou para Veneza até Roma... O que você me recomenda?
    Desculpe tantas perguntas, mas estou super empolgada.
    Obrigada
    Lu

    ResponderExcluir
  22. Olá desde Portugal!
    vi o seu blog com atenção! ;)
    Neste mês de Julho vou ao sul de França :)
    não deixarei de aproveitar 2 sugestõs: Carcassonne e Cassis!!!!!
    vou com mulher e dois filhos rapazes de 6 e 9 anos de idade.
    Mais alguma sugestão em particular?
    Beijos e abraços!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá !! Pretendo, eu mais dois amigos, de moto, fazermos uma viagem iniciando em Barcelona, percorrendo o sul da França e se possível passar em algum trecho dos Alpes, claro, se possível por boas estradas. Vc tem alguma sugestão de roteiro ? Me informaram sobre o Ferry Boat. A viagem de moto seria em torno de dez dias. Agradeço qq ajuda.

    Obrigado
    Gonçalo
    gsalo@oi.com.br

    ResponderExcluir
  24. adorei e fiquei encantada!
    eu e meu marido vamos para frança e estamos pesquisando lugares para visitar.
    Bjinhos

    ResponderExcluir