terça-feira, 11 de agosto de 2009

PARIS - Meios de transporte

Não tem jeito! O melhor meio de locomoção em Paris é o metrô. Você pode comprar tickets com validade para vários dias, de acordo com o número de dias da sua estadia e para várias regiões. No início tinha receio de me perder no metrô, mas não demora muito a gente se acostuma com ele e começa a entender as linhas. É um meio de transporte rápido, relativamente seguro e barato.
Vale lembrar dos cuidados básicos com relação à segurança no metrô, ou seja, mochilas na frente, cuidado com carteiras, máquina fotográfica, filmadora, etc.
Não acho que vale a pena comprar os bilhetes daqueles ônibus turisticos de dois andares, eles demoram muito da completar todo o trajeto e você pode perder muito tempo indo de um ponto turístico ao outro.
A parte central de Paris é dividida em 20 ARRONDISSEMENTS, e cada um corresponde a um distrito administrativo da cidade. O arrondissements 1 é o mais central onde se situa a área mais nobre da cidade.
O ticket de metrô dá direito as 14 linhas, com exceção do RER, necessário para ira até Versalhes ou a Euro Disney, neste caso você precisará de um bilhete especial, que sai mais barato se comprar junto com os tickets do metrô.
Por exemplo, para 5 dias o bilhete custa em torno de 28,30 Euros para as zonas 1 a 3, que abrange quase todo o centro de Paris. Caso queira ir a Versalhes compre o cartão da zona 4 ou então um bilhete separado para esta região.
Uma opção também é comprar o carnet de 10 passagens. Para maiores informações sobre o metrô visite o site RAPT.
Se você tiver disposição ainda pode transitar por Paris de bicicleta alugando uma no sistema VELIB. Fora isso, é andar, andar, andar.........
Ah! uma dica! leve uma havaiana na mochila ou bolsa pra andar dentro dos monumentos, assim vc poderá descançar um pouco os pés.
Já cheguei a perder uma unha do pé de tanto andar! E isso de tênis velho!
Sapatos e roupas confortáveis sempre são indicados.
Melhor forma de andar pelo Louvre!!!!!!!!!tenha sempre uma havaiana na mão!!!

2 comentários: