quinta-feira, 13 de agosto de 2009

FRANÇA - Mont Saint-Michel - Normandia

Monte St-Michel é uma ilha rochosa na costa da Normandia onde foi construido um santuário ao arcanjo São Miguel. No século XI a abadia começou a ser construída a beira mar e a maré sobe duas vezes ao dia transformando o monte em uma ilha, mudando completamente a paisagem.
Reza a lenda que um Bispo de uma cidade próxima teve um sonho com o arcanjo São Miguel e lhe pediu a constução da abadia e assim o seu desejo foi realizado. Hoje é considerado patrimônio da Humanidade pela UNESCO e intitulado "la merveille" diante da sua grandiosidade e beleza.
Aproveitei que meu marido estaria trabalhando em Paris o dia inteiro e fui me aventurar pela Normandia. Habitualmente uso uma empresa de turismo local para este tipo de passeio, fui pela cityrama ao custo de 166 Euros com o almoço incluído. A saida de Paris ocorre as 7.15 am e o retorno as 9.15pm. O almoço é no Relais Saint Michel, que não é lá grandes coisas mas como já está incluído....são duas opções de prato salgado e a minha opção foi o salmão. A bebida (cidra de maçã da Normandia) e sobremesa também estão incluídos no pacote. Outra empresa que faz este tipo de passeio é a Grey Line, mas o custo é de 216 Euros.
Se a sua opção for a cityrama preste atenção aos dias da semana que tem este passeio e o bilhete pode ser comprado pela internet com pagamento via cartão. Fiz isso e deu tudo certo, assim, já sai daqui com o passeio comprado.
Quem quiser se aventurar, uma opção é ir de trem. Pegue o trem em direção a Rennes e chegando lá terá um ônibus que leva até o monte por 10,5o Euros. O custo é bem menor: somente 39 Euros! Lembre-se que gastará o mesmo valor para voltar.
Pela cityrama uma parte visita é guiada e ao longo do trajeto o guia vai contando a história da Normandia e do Monte St. Michel, depois o guia nos libera para ficarmos por conta própria. O interessante é perceber a mudança da paisagem ao longo do trajeto, aos poucos vamos vendo as ovelhinhas de cara preta e pelos claros passeando nos campos e as casas estilo normando com os telhados de pedra. É uma paisagem bem típica desta região e bem pitoresca.
O restaurante dá vista para o Monte e as fotos ficam lidas de lá. Chegando ao Monte, o guia nos leva para subir, subir, subir.......pelas escadas e vielas cheias de lojinhas de artesanato local. A abadia é impressionante e por vários momentos você fica em dúvida do que apreciar: a arquitetura ou a vista.
O guia nos contou que moravam na abadia somente 50 monges (naquele espaço todo!) que faziam voto de pobreza, silêncio, castidade, etc. Dentro da abadia não era permitido conversar, nem durante as refeições, aliás o refeitório tem uma acústica perfeita e foi idealizado para que a voz do orador fosse ouvida com perfeição, assim como denunciar quem violasse o voto de silêncio.
No pátio interno era permitido conversar, era lá que os monges lavavam suas roupas, cortavam os cabelos, etc. O Monte St. Michel foi usado como ponto de parada de Nobres e Reis da antiguidade que se hospedavam ali.
No pátio da abadia perceba que as pedras do chão tem um número talhado, que representa o número do artesão que acentou a pedra e, desta forma ele receberia o seu salário.
O passeio foi ótimo mas lamento não ter visto a maré subir completamente, pois só acontece por volta das 22 horas e o monte iluminado à noite, o retorno para Paris foi as 16:30h.

6 comentários:

  1. Olá Bel querida,

    Fiquei surpresa em receber seu e_mail, além de muito feliz!
    Bom, para minha surpresa iniciou seu blog com o Monte Saint Michel.
    Em 1994 morei em Jersey (uma das ilhas canais que pertence a Inglaterra) e fica bem pertinho de lá e podemos visitar o Monte através de barco (parecido com o nosso catamarã aqui de niterói), inclusive passei uma noite lá. E o monte é lindo iluminado, pude andar a pé e de barco pelo mesmo caminho, muito legal.
    Acho inclusive um lugar indicado para viagens românticas ou de lua-de-mel.
    Boa sorte, aguardo outras dicas.
    Beijos, Mildre

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua visita!
    Concordo com vc, o Monte é uma excelente opção de viagem romântica.......pena que fui sozinha.....
    se vc se cadastrar como seguidora será informada das novas postagens
    saudades...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. O Monte Saint Michel foi cenário do filme "Ponto de Mutação". Que desconstroi a teoria de Decartes, confrontando com o pensamento de uma mulher (Liv Ullman), física nuclear,que desiludida com sua profissão, retira-se para o monte. O filme é lindíssimo e valoriza muito o monte e o castelo. Com certeza foi uma ótima idéia sair e Paris e ir visitá-lo. MTKalil

    ResponderExcluir
  4. Seus comentários são sempre valiosos.......
    bjs
    bel

    ResponderExcluir
  5. Bel
    Gostaria de saber se tens alguma dica de como chegar, meios de transporte, etc até as praias do do "Dia D" na costa da Normandia.

    att

    Leandro Hartmann

    ResponderExcluir
  6. LEANDRO,
    se vc sair de Paris pode contratar em alguma agência um tour de um dia. Entre neste site que tem ou Tour pelas prais da Normandia
    http://www.city-discovery.com/po/ID1893_Tour_Dia_D_na_Normandia_e_terra_de_praias
    bom passeio e obrigada pela sua postagem. Desculpe a demora mas cheguei do Reino Unido ontem.
    um abraço
    Bel

    ResponderExcluir